Find us on Google+

Widgets

por Sofia; 

A 10 de Outubro de 1985 morreu Orson Welles - director, produtor e actor norte americano. 
Estudante de pintura, actor de teatro, teve a sua primeira ligação com o público, num programa de rádio onde produziu uma transmissão intitulada A Guerra dos Mundos - baseada na obra de George Wells. O ar jornalistico que usou na dramatização radiofónica causou o pânico entre os ouvintes, que temeram ser verdadeira a invasão extraterrestre.



Foi o realizador e principal interprete do famoso filme Citizen Kane, cuja narrativa centra-se na personagem Charles Foster Kane e a mensagem do filme continua contemporânea e actual, abordando a relação entre o jornalismo, a política e a economia. Citizen Kane ganhou deu um Óscar de Melhor Argumento a Herman J. Mankiewicz, no ano de 1941.

Foi responsável (ou partilhou responsabilidade) pelos seguintes filmes. 



1946 - The Stranger


1948 - Macbeth 

1952 - Othelo 



1962 - Le procès

1965 - Falstaff





Mas existem mais projectos em que teve responsabilidades de direcção/realização - ver aqui. Segundo o IMDb foi actor em 117 filmes, sendo que muitas vezes "interpretou-se a ele próprio", muitas outras foi narrador dos filmes e noutras foi protagonista de muitos dos filmes que realizou. 
Em 1959 no Festival de Cannes venceu a categoria de melhor actor (juntamente com Dean Stockwell e Bradford Dillman) no filme Compulsion baseado na obra literária de Meyer Levin, inspirada no caso Leopold-Loeb.

Orson Welles morreu de ataque cardíaco em Hollywood com 70 anos. O seu talento ficou imortalizado no cinema, e o seu sentimento para com a sétima arte ficou registado na imperecível frase: "O cinema não tem fronteiras, nem limites. É um fluxo constante de sonho".




E assim são... Os Dias do Cinema


Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...